quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Novo notebook Sony Vaio série Z chama atenção

Fino (16 mm), muito bonito, leve (1,1 kg) e rápido. Essas são as principais características do novo notebook Vaio série Z, da Sony. Equipado com o processador Intel Core i5-2410M 2.30 GHz e 6 GB de RAM, esse pequenininho impressiona pela sua velocidade e aparência. Para se ter uma ideia, o Windows (versão 7 Professional 64 bit) é carregado em apenas 14 segundos. Mas o principal responsável por tamanha performance no startup é o disco SSD de 100 GB, que substitui os tradicionais HDs mecânicos e permite que equipamentos tão finos sejam produzidos.

O Vaio Z entraria na categoria Ultraportátil, criada pela Intel recentemente, para designar laptops potentes, mas que têm o tamanho de um netbook. O que ainda não está muito claro no mercado é que, para ser considerado um ultraportátil dentro das definições da Intel, é necessário que o laptop seja barato - e, definitivamente, não é o caso do notebook Sony série Z: com as configurações que testamos, o produto tem preço sugerido de R$ 7.999,00.

O teclado é bastante confortável e familiar àqueles que já conhecem um Vaio ou um MacBook, mas pode incomodar os usuários "espaçosos" ou que têm mãos grandes demais. (lembre-se que a tela é de 13" e o teclado é compatível com o tamanho do laptop!) No início, digitar longos textos em um teclado compacto é tarefa estranha mas, com o tempo, nós nos acostumamos com o tamanho reduzido do equipamento.

O touchpad é sensível na medida correta e, como na maioria dos modelos Vaio, apresenta texturas que deixam o toque mais gostoso e preciso. Entre os botões, há um leitor biométrico, que elimina a necessidade da senha ao ligar o laptop. A retroiluminação é ativada automaticamente em ambientes escuros, facilitando a digitação. E tem mais: movimentos multitouch, como o scroll de dois dedos característico dos Macs, também podem ser executados aqui.

As caixas de som, apesar de serem 5.1, "sofrem" um pouco se você é do tipo que gosta de ouvir música, ou tem o costume de deixar alertas sonoros ligados no seu PC. A potência não é das melhores, e o som fica bastante distorcido caso deixe o volume no máximo. Se quiser um bom áudio, tenha em mente que caixas de som extras ou fones de ouvido serão essenciais.

Acima do teclado existem 3 botões: o "Assist" ativa o aplicativo "Vaio Care", que dá dicas técnicas caso o laptop apresente algum problema; o "Web" aciona o browser; e o "Vaio" executa o media player da Sony.

O acabamento do novo Vaio Z chama atenção. Ele é todo preto, com detalhes minimalistas, mas dá a impressão de ser um pouco frágil - principalmente a tela. (Isso é apenas uma impressão: não fomos loucos o suficiente para executar um teste de resistência com um equipamento que custa por volta de 8 mil reais!)

Tela
A tela é bem peculiar. O brilho e a definição (1920 x 1080 pixels) são inquestionáveis, mas o ângulo de visão é um pouco limitado (se você olhar de cima, de baixo ou dos lados, enxerga algumas áreas mais escuras que as outras). Com tanta definição, as letras podem ficar bem pequenininhas, mas, para rodar vídeos em alta definição, o display é um espetáculo. A tela também não é muito reflexiva, o que faz com que o uso em ambientes muito claros seja mais agradável.



Dock Station


O equipamento vem com um dock station separado, um pouco maior que um tablet. Essa dock station traz portas e conexões extras, além de um drive DVD-RW. Mas o mais importante desse dock é a placa de vídeo AMD Radeon 6630M. Basta conectar o acessório ao laptop para ter todas as vantagens oferecidas por uma placa de vídeo desse porte. O plug do dock é duplo: ele utiliza uma porta USB 3.0 e o AC do laptop. Está aí uma função bastante interessante para gamers, mas será que essa turma vai querer um laptop caro e com tela tão pequena? Talvez, para um executivo fascinado por jogos, esta seja a solução perfeita...

O conjunto funciona muito bem e o legal é que o dock é oferecido junto com o laptop, como padrão. Não é necessário comprá-lo à parte.

Como o dock vem junto com o "pacote", precisamos contar as portas presentes no acessório também. Assim, o Vaio Z oferece entrada para cartão de memória SD, 1 porta USB 3.0 e 2 USB 2.0, HDMI e VGA, além de Ethernet, VGA e fone de ouvido. 

Benchmark

Os testes foram feitos tanto sem, quanto com a GPU externa. Confira os índices:

Sem o dock:

Índice de Experiência do Windows:
Processador: 6,9
Memória RAM: 7,2
Elementos Gráficos: 4,7
Grafico de jogos 6,2
Disco rígido primário: 7,3

3DMARK06:
4235 pontos

Bateria: 1h40

Com o dock (GPU externa Radeon 6630)

Índice de Experiência do Windows:
Processador: 6,9
Memória RAM: 7,2
Elementos Gráficos: 6,7
Grafico de jogos 6,7
Disco rígido primário: 7,3

3DMARK06:
8413 pontos

Ambos os resultados são muito bons. É claro que gamers preferirão a 2a. opção, mas usuários comuns se darão muito bem com a 1a. configuração, rodando até mesmo softwares mais pesados.

Conclusão

Sem dúvidas, esta é uma máquina super potente, compacta e bonita. A placa de vídeo dedicada oferece uma performance gráfica que não é comum em notebooks desse porte, e o leitor biométrico oferece mais segurança às informações contidas no SSD - que acaba se tornando outra vantagem, apesar da pouca capacidade. A autonomia da bateria, no entanto, deixa a desejar. Já existem laptops capazes de se manter ligados durante muito mais tempo. No lugar do drive DVD/RW, seria mais interessante que uma máquina dessas oferecesse o drive Blu-Ray, e o preço também não pode ficar de fora da avaliação: R$ 7.999,00 investidos em um laptop é MUITO dinheiro!

Características:

Processador: Intel Core i5-2410M 2.30 GHz (Sandy Bridge)
Memory    6GB, 1333MHz DDR3
Armazenamento:  100GB SSD 
Chipset    Intel HM57
Gráficos:    AMD Radeon HD 6630M / Intel HD 3000
Sistema Operacional:    Windows 7 Home Premium (64-bit)
Dimensões:    31 x 21 cm
Altura:   1.6 cm
Tamanho da tela: 13.3 polegadas
Peso do produto: 1,1 kg (sem dock) / 1,5 kg (com dock)


VIA:Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário