quinta-feira, 3 de março de 2011

940 milhões de pessoas acessam internet em redes 3G




Para mensurar o crescimento da tecnologia no mundo, a International Telecommunications Union (ITU) realizou uma pesquisa sobre o mercado mundial de TI e comunicações. Uma das conclusões do estudo é de que o acesso em 3G, banda larga móvel, é hoje um dos principais responsáveis por alavancar o uso da internet.

No mundo, dos 5,3 bilhões de usuários de telefones móveis (cerca 90% da população), 17% já utilizam conexões a redes 3G. Isso significa que, olhando para um cenário global, 940 milhões de pessoas acessam a internet pelo celular ou smartphone, utilizando redes de terceira geração.

O estudo mostra que, nos últimos anos, houve uma migração das redes 2G para 3G, tanto em mercados desenvolvidos como em desenvolvimento. Para ilustrar isso, a ITU lembra que, no último ano, 143 países usavam redes de terceira geração, enquanto que, em 2007, esse mesmo número era de 95.

A entidade destaca também que existe uma expectativa de que os países com infraestrutura de telecomunicações limitada utilizem as redes 3G como alternativa para o acesso à internet em alta velocidade. Enquanto isso, geografias mais desenvolvidas, como o caso da Suíça, Noruega, Ucrânia e Estados Unidos, começam a migrar para a plataforma 4G.

O mercado de telefonia móvel nas nações mais desenvolvida do mundo está prestes a atingir níveis de saturação, com uma média de 166 assinaturas a cada 100 pessoas. No Brasil, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), em 2010, haviam mais de 202 milhões de celulares, o que equivale a 104,68 números para cada 100 habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário