O WinRAR é um excelente programa de compactação de arquivos. Na ativa desde 1993, o WinRAR estabeleceu o formato RAR na indústria e é, hoje, o compactador/descompactador de arquivos mais usado atualmente na Internet.
Ele trabalha primariamente com o formato RAR, mas suporta diversos outros formatos. Oferece suporte total a arquivos .RAR e .ZIP, além de descompactar arquivos .CAB, .ARJ, .LZH, .TAR, .GZ, .ACE, .UUE, .BZ2, .JAR, .ISO, .7Z, e .Z.
Vantagens do formato RAR
Apesar de não ser tão difundido e conhecido como o ZIP, o formato RAR oferece diversas vantagens em relação ao concorrente, como uma melhor taxa de compressão (os arquivos ficam menores), suporte a arquivos maiores que 2 GB, algoritmo de compressão AES de 128 bit e muito mais.
O que é a compactação de arquivos?
Arquivos compactados é algo comum na vida de um usuário de computador médio há muitos anos, mas algumas pessoas ainda não sabem como isso funciona.
Um arquivo compactado, como o ZIP (arquivo "zipado") ou o RAR (arquivo "rareado"), permite agrupar diversos arquivos e pastas em um só arquivo, enquanto o compacta, diminuindo bastante o seu tamanho. Isso é muito útil para transportar arquivos em discos, pen-drives e, principalmente, para enviar para outras pessoas, seja por email ou por programas de mensagens instantâneas, como o Windows Live Messenger ou o Skype.
As versões mais recentes do Windows já possuem suporte nativo a arquivos compactados em ZIP, mas não em RAR. Além disso, as opções de compactação e descompactação oferecidas pelo Windows são poucas e ineficientes, o que torna o uso de um programa completo e leve como o WinRAR obrigatório para todos que trabalham com muitos arquivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário